segunda-feira, 14 de junho de 2010

Olá pessoal
um projeto utilizando recursos audiovisuais na escola.
NARRADORES DE JAVE

ESCOLA ESTADUAL REUNIDAS CASTRO ALVES

TURMA: 5ª DURAÇÃO: 3 AULAS ( 3 h )

OBJETIVO

ü Empregar as palavras em diversos contextos, reconhecendo sua polissemia.

ü Reconhecer as características específicas da história dos moradores e do estilo literário.

ü Compreender as diferenças entre a s linguagens cientificas e literárias.

CONTEÚDO:

ü Linguagem conotativa e denotativa;

ü Linguagem literária.

ü identidade

DESENVOLVIMENTO:

Os alunos serão acolhidos pelos professores e em seguida serão convidados a assistirem o vídeo de Eliana Caffé que mostra de forma divertida o resgate dda história de um vilarejo que está preste a desaparecer com ma chegada de uma hidrelétrica. A professora fará a reflexão interativa do vídeo.

Ao concluir a reflexão a professora introduzirá o trabalho do dia questionando os alunos sobre:

ü Quem não se lembra de uma historia interessante que foi contada pelos pais, avós, tios professores...

ü Quem já não foi apresentada a Alice no país das maravilhas? Não viu uma história dessas no cinema ou na televisão?

ü Quem já não viajou no mundo da imaginação e defendeu Chapeuzinho Vermelho, Branca de neve, Pinóquio, das maldades de seus perseguidores?

A professora comentará que essas histórias estão ou estiveram presentes em nossas vidas, pois elas proporcionam prazer, diversão, conhecimento, experiências de vida, mas, sobretudo permite viajar no mundo dos sonhos, sair do mundo real e mergulhar no mundo em que as palavras ganham novos sentidos, o coração chora, o pensamento vira raio, onde se vive a flor da pele. Após os comentários a sala será dividida em trios. Serão distribuídos para cada trio a proposta de fazer um breve relato escrito do filme e suas considerações sobre o mesmo. Em seguida a professora pedirá que os alunos façam uma leitura atenta do texto produzido pelos trios durante esse momento, façam registros das diferenças existentes entre eles, acrescentando ou revendo as diversas formas de considerar um conteúdo. Será estabelecido um tempo de 15 min.

Terminado o tempo estipulado, a professora pedirá que cada grupo apresente suas conclusões e em seguida perguntará quais dos textos retratou de forma mais nítida a história e se eles tem alguma ressalva a fazer dos textos. Indagará. Questionará se depois das leituras dos textos o filme foi melhor entendido.

Em seguida, pedirá que os alunos marquem no texto, as palavras utilizadas para enriquecer a linguagem e torná-lo mais instigante e que mostrasse mais as marcas de uma cultura. Dando continuidade, a professora explicará que o tipo de linguagem presente no filme é uma forma que os autores utilizam para brincar com as palavras e que muitas vezes “nós” também fazemos isso, só que os artistas (autores) fazem propositalmente e “nós” às vezes fazemos inconsciente, por força do hábito.

Mostrar exemplos do uso comum desse tipo de linguagem: Em seguida a professora explicará a linguagem conotativa, ou seja, uma linguagem carregada de significação e que quando ela é utilizada, muito utilizada no texto ele passa a ser classificado como texto literário. Pois possui uma linguagem em que se pode carregar as palavras de significado até o máximo grau possível. Citar exemplos retirados do texto.

A professora procurará mostrar para os alunos que a literatura é como outro tipo de arte qualquer, e que ela exige da parte do escritor, técnicas, sensibilidade, conhecimento, paciência, além de muito amor e dedicação. Em seguida pedir aos alunos para que eles voltem ao filme e levantem hipóteses de a quem ou o que o autor pode estar se referindo quando fala da sabedoria popular.

Para concluir a professora acrescentará que um texto literário ao ser produzido, seu autor organiza a mensagem, recriando certos conteúdos seus, dos outros ou ainda inventados. Portanto não importa apenas o que vai ser dito, mas também o modo escolhido pelo autor para dizer. Dando continuidade aos trabalhos, ainda em trios, que serão convidados a produzirem um texto literário, expressando-se de forma criativa, o que representou o o filme “Narradores de Javé”. Pronta a tarefa, os alunos farão a exposição dos textos buscando identificar nestes os elementos que lhes conferem literariedade.

A aula será encerrada com a declamação das poesias daqueles que quiserem compartilhar com os demais colegas suas obras.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua mediante acompanhamento por parte do professor, do desempenho do aluno nas atividades propostas e sua participação durante as aulas (questionamentos, inferências etc.).

RECURSOS

  • Papel ofício, vídeo, mídia, TV, piloto colorido, papel metro, Máquina fotográfica;

A aula foi muito produtiva, dinâmica e divertida. Houve integração da turma. Os alunos ficaram de início encantados com o personagem Antonio Biá (José Dumont) personagem engraçada de caráter duvidoso, porém único adulto alfabetizado da região. A história gerou muitas discussões interessantes.

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